Quando começamos a pensar em uma festa, a primeira dúvida que paira no ar, é... qual será o tema? E essa definição, é a mais importante, pois com base nela, é que será possível, a escolha da mesa de decoração, dos convites, lembrancinhas e até mesmo as comidinhas que serão servidas. 

Por mais que você ache determinado tema lindo, sempre aconselhamos nossas clientes a escutarem a opinião dos seus filhos, pois muitas mães, querem escolher por eles e se a festa é deles, nada mais justo não? Ele tem que se identificar e tem que ser compatível a idade... 

Outro aspecto importante, é saber se encontrará fácil a decoração nas lojas especializadas, para que não se frustre depois...

O que pode ajudar na escolha do tema é ver fotos, ideias e dicas sobre vários temas, pesquise muuuuito.  Revistas especializadas em Festas Infantis e a internet são as melhores fontes para pesquisar e para sonhar.  Tudo acaba virando inspiração, até mesmo o acervo pessoal da família. As vezes um detalhe, ou um brinquedo, pode virar um tema...

Geralmente nos primeiros aniversários, as mães acabam optando por temas mais genéricos, pois depois seus filhos podem fazer a escolha que quiserem. Os temas mais usados no Primeiro aninho são: Safari, Circo, Jardim, Bailarina e Aviões.

Já para os aniversários de 2 ou 3 anos,  os mais comuns são: Barney, Backyardigans, Peppa Pig, Toy Story. Se o seu filho ainda não tem um personagem preferido,  escolha por algum detalhe...aviões, carros, pipa, borboleta, dinossauros...nessa idade, com certeza eles não se lembrarão, então deixe os temas mais para frente, que eles vão entender e curtir mais.

Para 4 a 7 anos, são os aniversários mais inesquecíveis, porque nessa idade, eles curtem muito as suas festas e entendem o que realmente está acontecendo. Vale tema de um filme, personagem ou esporte favorito. Os mais comuns costumam ser: Princesas, Ariel, Dora Aventureira, Sininho, filme do momento, super-heróis, Barbie, Bob Esponja, piratas, Transformers, times de futebol, entre outros. 

Escolher o tema para uma festa de crianças de 8 a 10 anos, já é uma tarefa mais difícil, pois muitos começam a não querer ser tratados como crianças e começam a se interessar por atividades que não correspondem com a sua idade.
Geralmente são festas mais íntimas, com os melhores amigos da escola e sem uma temática muito infantil. As seguintes atividades estão sempre na ordem do dia para meninos: colocar um campo de futebol e organizar um jogo com seus amigos, levá-los ao cinema para ver o filme do momento ou organizar uma tarde de excursão. As meninas, por outro lado, gostam mais de sair para ir às compras com suas amigas, uma tarde de chá, ir ao show do seu cantor favorito, patinar ou passar o dia na piscina. 

E não se preocupe, é possível fazer com que qualquer tema, seja ele tradicional ou novo, se transforme em uma festa moderna e diferente!!!